Clipart

Quais são os tipos de financiamento de imóveis?

Existem, basicamente, três tipos de financiamento imobiliário no Brasil. Antes de conhecer cada um deles, é preciso entender como são cobradas as parcelas, que são a questão mais importante do financiamento. A mensalidade é composta da amortização e dos juros. Chama-se amortização a devolução do dinheiro emprestado (valor do imóvel), enquanto os juros são o valor referente ao empréstimo concedido.

Sistema Price: No sistema Price, os valores das prestações são tabelados e fixos. Esta forma de financiamento oferece parcelas de menor valor, que são constantes do início ao fim do financiamento. Porém, o resultado, à longo prazo, é o pagamento de um valor total maior. Isso ocorre porque os juros são calculados sobre o valor total do financiamento. Portanto, quanto menor for a parcela, mais demorada será a amortização da dívida, gerando mais juros. Apesar disso, muitos compradores optam pela tabela Price, por necessitarem de um fôlego inicial no financiamento, visto que há muitas despesas incluídas nas etapas iniciais desse processo, como taxas e impostos. Além disso, o sistema Price é mais adequado a aos compradores com poder aquisitivo mais baixo, pois possibilita prestações menores, compatíveis com o limite de comprometimento da renda, que é de 30% dos rendimentos familiares brutos.

Sistema SAC: A sigla SAC se refere ao Sistema de Amortizações Constantes. Nesse tipo de financiamento, a prestação é composta de um valor de amortização constante e de juros decrescentes ao longo do tempo. Com a diminuição dos juros, que são calculados com base no saldo devedor, o valor das parcelas tende a diminuir progressivamente. O resultado desse tipo de financiamento é o valor total da dívida mais baixo.

Sistema Sacre: O Sistema de Amortização Crescente contém parcelas iniciais com valores altos de amortização, que decrescem com o tempo. Ao mesmo tempo, as parcelas de juros são reduzidas. O que diferencia o sistema Sacre dos demais é que o valor das primeiras prestações é consideravelmente mais elevado que nos outros sistemas e o prazo de financiamento é limitado a, no máximo, 25 anos, enquanto os sistemas Price e Sac podem levar até 35 anos.